Diamante Mandarim

Habitat:
O diamante mandarim é um passeriforme originário da Austrália. Hoje em dia há muitos exemplares em cativeiro por todo o mundo, mas também já se encontram populações junto de cursos fluviais em liberdade.
O diamante mandarim também pode ser encontrado em pastos com arbustos e plantas gramíneas rasteiras.

Temperamento:
O diamante mandarim pode ser sociável com outras aves se tiver espaço, normalmente em viveiros comunitários os mandarins costumam monopolizar os ninhos e poleiros envolvendo-se em brigas com outras espécies e até mesmo com a sua propria espécie. Os mandarins quando estão na reprodução eles atacam outros passeriformes se estes chegarem perto do ninho onde está a ninhada.

Alimentação:
O diamante mandarim alimenta-se principalmente de paínço e milhã mas quando estão a criar as crias os progenitores alimentam-se de alimento vivo como por exemplo o tenébrio(uma espécie de larva), também deve-se dar pedaços de fruta principalmente maçã e dar legumes tais como alface, couve e espinafre mas ATENÇÃO isto tem de ser dado 1 ou 2 vezes por semana.
Uma coisa que também deve-se dar é papa amarela(ovo, mel, aromas de frutas). O mandarim gosta muito de apanhar os primeiros raios de sol por isso deve ser colocado num sítio onde apanhe-os.
O mandarim gosta muito de tomar banho na sua banheira por isso não pode faltar.

Reprodução:
Os mandarins são aves de fácil criação, eles criam em ninhos para canários ou em caixas ninho. O macho é muito aterefado em construir o ninho, passando a maior parte do dia a faze-lo com fibra de côco e palhas.
O mandarim faz uma dança para cortejar a fêmea, estes ficam juntos até que um morra, por isso nunca se deve separar um casal que já tenha criado. A fêmea põe 4 a 8 ovos, os ovos enclodem em cerca de 14 dias, com 2 semanas já comem sozinhos e começam a voar. Os juvenis têm de passar por uma muda de pena e só com 4 meses podem criar.

Distinção dos sexos:
Hoje em dia a espécie do diamante mandarim está a ser apurada cada vez mais, e como consequência há uma grande variedade de mutações de diamantes mandarins desde bochecha preta, clássico, pinguim, peito de fogo, isabella, dorso claro, diluido etc...
Em muitas mutações é fácil identificação pois os machos possuem bochechas coloridas e flancos e as fêmeas não, mas na mutação branca só os criadores mais experientes conseguem distinguir a olho nú o macho e a fêmea.

Macho:
-possui bochecha colorida (na maior parte das mutações);
-possui o bico mais vermelho;
-possui flancos;
-canta;

Fêmea:
- não possui bochecha(na maior parte das mutações);
-possui o bico mais ou menos cor de laranja;
-não possui flancos;
-não canta;

Mutação bochecha preta( diamante mandarim bochecha preto macho/diamante mandarim bochecha preta fêmea)

Mutação clássico ( diamante mandarim macho/diamante mandarim fêmea)