segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Noticias dos bicos de lacre

Boas
Aqui fica as noticias dos meus bicos de lacre.
Neste momento tenho as duas crias vingadas, a comer sozinhas, e a atravessar a muda. os progenitores já começaram a ignorar as crias incentivando-las  a viver sozinhas.
E não fica por aqui neste momento um dos meus casais encontra-se no choco com 5 ovos o máximo de postura que consegui, também os progenitores das crias já independentes, já fizeram ninho e puseram 4 ovos e mais ou menos daqui a uns 3 dias entram no choco.
Um facto interessante é que ambas as duas crias possuem nas asas penas brancas... veremos mantêm-se depois da muda.
Está no tempo em que a milhã domina e isso é muito bom pois é um excelente alimento natural para as aves como o bico de lacre, face laranja etc...
Uma coisa que experimentei e deu muitos frutos foi a plantação da milha e o modo como ela foi aplicada na alimentação dos lacres, mais tarde direi como foi o procedimento.
Uma coisa que quero realçar é que ambos os meus casais de bicos de lacre foram comprados na feira do porto mas as crias foram criadas dentro do meu viveiro, a razão para não estarem anilhadas é o facto de eu ter medo que quando coloca-se as anilhas eles abandonassem as crias.
Meu casal de Bicos de lacre

Minha Cria de bico de lacre
As minhas 2 crias de Lacre em principio 1 macho e 1 fêmea
Ninho de um dos meus casais de bicos de lacre

Mandarins - aumento decréscimo

Boas
Nunca tive tantos mandarins como tenho neste momento, agora tenho 45 a contar com os recém nascidos.
No entanto passa-se alguma coisa dentro do viveiro, já não é a primeira vez que vejo mandarins murchos, tristes, mas agora tem sido constante, não sei o que se passa mas estou a começar a ficar preocupado. No outro dia morreram outras 2 crias e não sei porquê.
Visto que se trata de um viveiro no exterior em contacto com a natureza, já coloquei a primeira questão relacionada com as mortes dos mandarins, - Será que os ratos urinaram para a comida ou para a água e colocou os mandarins naquele estado?..... no entanto fiquei admirado com uma coisa quando estava a colocar comida no comedor, coloquei uma espiga de sementes e de repente os mandarins ignoraram as sementes e agarraram-se à espiga a comer e pelos vistos nesse momento nenhum dos mandarins estava triste ou murcho....
veremos se conseguirei desvendar este mistério.
Aceita-se sugestões acerca da causa e possíveis resoluções do caso.
uma parte dos meus mandarins

Agraponis

Aqui fica como prometido a foto do meu macho agraponi.
A fêmea não aparece na foto pois estava dentro do ninho.

Má criação de canários

Ora bem, neste momento tenho 3 casais de canarios sendo que todos estavam do choco, porém passou o tempo da encubação.
Quando fui a verificar se exestia crias recém nascidas, vi que nos 3 casais não havia crias.
Como já tinha acabado o tenho de 2 casais retirei os ovos e partiu-os para ver se estavam galados, mas afinal nenhum dos ovos dos 2 casais estavam galados. Agora só me resta o terceiro casal que falta 5 dias para acabar a encubação.
Neste ano só vingaram 2 crias e houve mais outras 2 baixas.
Boas.
Ja a muito tempo que nao dou noticias acerca das minhas aves mas agora vou dar.