quarta-feira, 11 de abril de 2012

TENÈBRIO O MANJAR DOS DEUSES

As larvas de tenébrio são uma fonte de proteínas fantástica para as aves e por isso é essencial para o desenvolvimento das crias.
O tenébrio é o alimento vivo mais utilizado pelos criadores podendo haver outros alimentos vivos tal como o escaravelho de búfalo.
O Tenébrio caracteriza-se pela sua espantosa reprodução de algo entre 500 a 1000 larvas por desova de cada coleóptero. É exigente de calor e atinge sua máxima produtividade em torno dos 26 a 32 Graus Celsius. Não voa, preferindo sempre ambientes secos e escuros. Desprovidos de qualquer tipo de odor ou ferrão, não picam ou secretam qualquer tipo de líquido ou substâncias desagradáveis e prejudiciais ao homem. De todos os alimentos vivos que se empregam na alimentação dos pássaros, as larvas do tenébrio constituem na mais prática e nutritiva fonte de alimento em especial às aves, por tratar-se de fonte rica em proteína animal, matéria fosfatada e fibras digestíveis.

Ciclo
O ciclo de vida completo do tenébrio compreende quatro fases distintas que são: ovo – larva – pupa – imago, completando todo o ciclo em aproximadamente quatro a cinco meses de duração, podendo ainda se estender até doze meses dependendo das condições climáticas, em especial a temperatura do ambiente. Cada fêmea do besouro põe de 500 a 1000 ovos que eclodem entre 10 a 15 dias, tornando-se visíveis a olho nu apenas pelo movimento que transmitem ao substrato no centro da desova. À medida que crescem efectuarão de 5 a 7 mudas de pele, por ser esta quitinosa e não acompanhar o crescimento larval. É comum observarmos a presença das peles sobre o local da desova, pois nesta fase as larvas mantêm-se agrupadas, separando-se mais tarde com o crescimento que durará aproximadamente 60 dias, quando atingirão o seu tamanho máximo cerca de 18 a 24mm para em seguida puparem. Logo após as mudas as larvas são de coloração branca e muito mole constituindo-se em excelente alimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário